Turismo

Pesqueira, a 215 km do Recife, reserva dezenas de atrações para quem a visita. São santuários católicos e indígenas, como o de Nossa Senhora das Graças, em Cimbres (foto), além de reservas naturais com matas, trilhas e cachoeiras.

O passeio pode ser iniciado pelas serras do município, onde é possível praticar esportes como o alpinismo. Para isso, uma boa alternativa é a Serra do Gavião, com 755 metros de altura, que no passado serviu de esconderijo para cangaceiros.

Também há a Serra do Guarda, palco, em 1936, da aparição de Nossa Senhora das Graças. A santa apareceu, no ano de 1936, a duas crianças camponesas, quando pediu ao mundo para rezar o terço diariamente. Desde então, o local se transformou num dos principais santuários de Pernambuco, atraindo milhares de fiéis todos os anos.

Outro atrativo é a Serra do Orubá, ocupada por 24 aldeias de índios Xucurus, onde pode-se encontrar lagos, açudes, cachoeiras e uma rampa natural de vôo livre, utilizada em campeonatos anuais de asa delta.
É imperdível também um banho na Cachoeira do Vale das Cascatas, com uma queda de aproximadamente 6 metros de altura. Além disso, o visitante pode aproveitar o passeio nas trilhas da Serra de Minas, que tem um visual de plantas nativas, árvores centenárias, lagos e, para finalizar, um banho de bica e piscinas de águas naturais.

Também existe a Trilha do Gavião, com um percurso de 15 Km de sertão árido que chega ao topo da montanha, antes habitado pelos índios Pataxós.

No artesanato, a Renda Renascença é motivo de orgulho para os pesqueirenses. A atividade das rendeiras é uma das principais fontes de renda do município.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Elaboração: Cb Rafael | Cb Vieira