No dia 7 de fevereiro, o Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) e da 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, assinou o Termo de Adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) com o Ministério do Meio Ambiente. A chamada Agenda 3P tem como objetivos sensibilizar os gestores públicos para a importância das questões ambientais, estimulando-os a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental no dia a dia. O Projeto já foi reconhecido pela Unesco e premiado, em 2002, como “O Melhor dos Exemplos” na categoria Meio Ambiente.
Há alguns anos, o Exército Brasileiro vem adotando diversas medidas de produção e consumo sustentáveis, acompanhando o movimento de Responsabilidade Socioambiental. Segundo o Chefe do DEC, General de Exército Ítalo Fortes Avena, a participação da Força Terrestre no programa é fundamental, tendo em vista o meio ambiente ser o teatro de operações da Instituição, e sua preservação ser do interesse de todos os militares.
Em suas ações, a Agenda 3P prioriza a política dos 5 R: repensar, reduzir, reaproveitar, reciclar e recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais negativos. Para tanto, necessita de engajamento individual e coletivo. A 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, responsável por formular e propor diretrizes para as atividades na Gestão Ambiental, implantará a Agenda 3P a partir do próximo mês de março. De acordo com o 5° Subchefe, General de Brigada Floriano Peixoto, a previsão é de que, até 2013, todas as Organizações Militares irão aderir ao programa e às novas práticas socioambientais propostas.
A assinatura do Termo de Adesão oficializa o comprometimento da Instituição com a agenda socioambiental e com a gestão transparente. Para a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, a participação da Força é fundamental para aumentar a consciência da população para a necessidade de se respeitar as práticas vigentes, tendo em vista o Exército Brasileiro ser uma das Instituições mais importantes do País, presente na defesa do território nacional, das fronteiras, das matas e da biodiversidade brasileira.
Fonte: http://www.exercito.gov.br/
0 comentários:
Postar um comentário